Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia Internacional do fanzine

Tite Kubo - Mangá-ka de Bleach
     Fiquei surpreso quando descobri que existia este dia. 

     Bom, pra quem ainda não sabe (pega o guarda-chuvas e pula do 5º andar), fanzines são publicações independentes, impressas e distribuídas sem nenhum tipo de patrocínio. Geralmente, um fanzine é fotocopiado em xerox e distribuído entre pessoas que se interessam pelo tema central.
Fanzines Brasileiros
     Fanzines podem ser de rock, ficção científica, desenhos, poesias...Enfim, existe uma gama enorme de opções e claro, gostos. Se você gosta de cozinhar, pode fazer um fanzine com receitas, dicas...Se gostar de música, pode por letras traduzidas, cifras, desenhos e tudo que sua imaginação quiser. No meio dos zines não há limitações. Pode incluir o que quiser. Os fanzines não sofrem restrições que revistas editoriais sofrem, por exemplo.
fanzines de mangá - brasileiros
Doujinshis japoneses
     No Japão, os fanzines, conhecidos como Doujinshis, tem sua própria convenção chamada de Comic Market (Komiket), onde centenas de desenhistas amadores, expõem seus trabalhos para a grande massa. Lá, os custos de impressão são baixíssimos, e as publicações tem qualidade profissional. Claro que a qualidade varia, mas a parte gráfica é muito boa. Geralmente os doujinshis são com personagens já populares, mas isto não impede que criem fanzines originais, que podem até se tornar grandes sucessos editorias...As meninas do Clamp, vieram dos doujinshis. Nestas convenções, sempre há olheiros, que fazem convites a jovens artistas. Muitos recusam para manterem a sua liberdade artística (editores são graves moderadores)...

     Bom, se você já se esforçou para fazer um fanzine, parabéns. Não é fácil, em especial aqui no Brasil, onde a arte tem tanto valor quanto moedas de 1centavo...Lamentável. Mais se você faz por amor...Isso, é só mais um obstáculo, e sem eles, não há crescimento. 29 de Abril é o nosso dia, então, desenhe pelo amor de Kamissama né...Ninguém vira manga-ká por mágica!^-^

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigado a todos pelos comentários. Estamos sempre buscando a evolução para que possam ter fanzines de qualidade em mãos.
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!