Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Aprendendo com os Erros

     Olá tomodachis, tudo tranquilo. Espero que tenham tido uma boa semana. 
     Então, hoje trago uma ilustração para corrigir outra ilustração e no fim, ficou tudo a mesma coisa. O problema é o seguinte: no dia de Iemanjá, eu queria muito prestar a minha homenagem a 'divindade' oriunda do Candomblé, no entanto, na pressa de fazê-la, cometi um erro primário, mas isso só pra provar de vez, que a pressa é mesmo inimiga da perfeição.
     Acontece que desenhei ela com duas mãos esquerdas. Isso mesmo, um erro fatal, no entanto, poucas pessoas perceberam, e creio que isso signifique que a arte ficou bacana, uma vez que um erro foi quase suprimido pela beleza do mesmo.  Moral da história: -Prestem atenção quando estiverem fazendo uma arte e estude-a antes. Rascunhe! Esboce, mas acima de tudo - NÃO TENHAM MEDO DE ERRAR. Hoje trago a releitura que fiz, no entanto, admito ter gostado mais da anterior, que vocês podem ver neste post. Fiz também um Making-Of com algumas dicas simples. Espero que curtam.
     Ainda não encontrei todos os pincéis necessários. Atualmente trabalho apenas com dois. Preciso de pincéis mais finos para efeitos de luz.
      Sim, eu também prefiro a anterior. No entanto, gostei muito dos cabelos da segunda, ficaram mais soltos e ganharam mais movimento. A estrela da coroa ficou mais 'criativa' na segunda e a lua ficou melhor reposicionada. Gostei mais do céu e da luminosidade caindo sobre ela, dando ainda mais um ar de divindade.  Gostei de ambos os vestidos. Os dois tem movimento próprio e lembram bem as águas.  Não gostei do rosto da segunda, acabou ficando muito carregado e escuro. 
     Num balanço geral, acho que foi uma experiência bacana refazê-la, não para consertar um erro, mas para aprender com um erro. Aprendi em especial sobre a qualidade de papéis. E por que não dá uma dica valiosa aqui né!? Pra começar, evitem o papel aquarelável da linha Universitária da Canson. Ele não absorve bem a água, e deixa a imagem com aspecto "granulado" prejudicando muito o resultado final. Não me arrependo da compra, até por que ele vai ser útil para os meus artesanatos, mas de fato, não foi uma grana bem investida. Se pudesse aconselhar, diria para que comprem a linha escolar mesmo. Bem mais eficiente e com a faixa de preço bem semelhante.

     Bem, é isso, me despeço por aqui desejando a todos um final de semana maravilhoso.
     Andei vendo algumas coisinhas sobre direitos autorais, e como proceder com encomendas de ilustrações. O video que mais me chamou atenção foi este abaixo. Achei muito informativo e a autora sabe bem do que está falando. Se alguém tiver alguns minutinhos livres, acho que vale muito uma olhada. Em especial, os futuros ilustradores que passam por aqui.

12 comentários :

N@ Benites disse...

Eu gostei muita mais da lua da segunda. E nooooooossa eu não percebi as mãos esquerdas XD. Já cometi erros de fazer o personagem canhoto enquanto na verdade deveria ser destro.
Eu gostei mais do rosto da primeira, ele é... como posso dizer... mais limpo.

Juliana Rodrigues disse...

fico linda XD eu gostei mais dessa segunda ai rsrsrs mas as duas estão ótimas XD parabens XD

Bell Mityshu disse...

Nossa Takamura-san juro que tentei não rir, mas ri porque nem eu percebi isso quanto mais o senhor o criador do desenho!! XD
O desenho ficou extremamente lindo, gostei bastante, acredite, você está melhor na pintura em aquarela do que eu UHEUHEUEHEHUHEU!!!!

Beijos!! º 3 º)

Takamura disse...

Oi Bruna-Chan, obrigado pela visita mais uma vez e por ceder uma colaboração para o próximo PowerZine.^^/

As mãos são sempre tão complexas né?! Mas foi sim falta de atenção. É sempre bom errar, assim percebemos que não somos perfeitos e que temos muito o que estudar. Só errando se tem humildade suficiente pra chegar ao longe olhando todos por igual...
Sim, o primeiro rosto ficou mais claro. São detalhes que tenho de aperfeiçoar com as aquarelas.

Takamura disse...

Eu também gostei muito das duas.
Se refizesse a ilustração tenho certeza de que ficaria ainda melhor, mas chega de Iemanjá este ano=^¬^=

Abraços querida♫

Takamura disse...

Eu também ri Bell-Chan.
Só fui perceber depois que alguém comentou no grupo da CDM.
Pois é Bell-Chan, meu maior consolo foi todos terem adorado a arte, que de tão bacana, nem se notava um erro tão gritante.

Abraços e obrigado pela visita.

Onçana disse...

Eu tinha percebido, mas como nunca comentei aqui, fiquei com medo de falar e vc me achar antipática por chegar te corrigindo. XD
Bom, se serve de consolo, eu já vi uma capa do mangá original de YU*YU Hakusho onde o Yoshihiro Togashi cometeu o mesmíssimo erro com a Botan! Depois eu vou dar uma busca aqui no meu arquivo, se eu achar, mando pra vc ver,ok?
Independente do tropeço, ficou super linda a sua Iemanjá!!

Takamura disse...

Que isso Onçana minha linda. Pode comentar do que quiser quando quiser ok. Uma sugestão, crítica ou dica serão sempre bem vindas viu!
Jura, o mestre Togashi? Nossa, serve de consolo sim^^/ Se encontrar a imagem me mostra viu, fiquei até curioso.

Obrigado pela visita e volte sempre♥

Onçana disse...

Eu tava caçando o papel aqui nas minhas coisas e acabei achando uma revista com umas artes do Masami Obari (o criador de Fatal Fury e Gowkaizer), e não é que o digníssimo se atrapalhou com as mãos também? XD Depois eu escaneio pra vc ver!!

Já a capa com YU*YU eu achei, mas como a imagem que eu tenho tá pequena, peguei os números da edição e achei uma versão grande dela aqui na net, saca só:
http://www.flickr.com/photos/kami_sama_explorer/5321823061/sizes/z/in/photostream/

Se liga na Botan toda vibrante lá no fundo, olha o bracinho direito erguido e...opa! Tem uma mão esquerda na ponta dele! Wahahaha... é como diz aquele samba: 'todo mundo erra...'

Takamura disse...

Meu Deus.
Prefiro nem comentar. Amo arte dele, e sim, temos o direito de errar. O que me impressiona, é que eles tem editores tão carrascos, como deixaram vazar isso^^...
Obrigado mesmo, foi um consolo e tanto.^^
O Masami Obari também? Oh God ^-^
Obrigado pela imagem querida!

Yumi Moony disse...

Nossa eu nem reparei nesse erro das mãos ahauahuhua

Mas acontece mesmo e a gente nem vê, ou só repara depois. Já errei posição de orelha no desenho e só percebi depois XD

Mas achei muito bacana vc colocar as 2 ilustrações pra efeito de comparação. Gostei mais do rosto da primeira, mas os efeitos e o cabelo da segunda ficaram muito bons.

Quanto ao papel, eu uso este aqui:

http://www.oprojetista.com.br/produto/1910_Bloco-Papel-AQUARELA-Mix-Media-A-4.html

Não sei se é o mesmo tipo XD
Por enquanto pra mim dá pro gasto, é bom pra ir treinando a técnica mesmo. Qundo tiver com um nivel melhor de aquarela tô pensando em investir num papel de qualidade superior.

Takamura disse...

Engraçado você citar este papel.
É o que mais gosto e recomendo mesmo.

A querida Onçana me mostrou que é um erro bem recorrente, e já reparei que não foi um ou dois profissionais que o cometeu, mas vários. Qualquer hora, faço uma postagem falando sobre isso. Acho que quando tomamos consciência de que até os profissionais erram, nos cobramos menos e aceitamos melhor a possibilidade de desenhar sem tanto perfeccionismo.

Sim, mais adiante pretendo comprar papeis mais específicos. Mas esse que você indicou é mesmo de excelente qualidade.

Muito obrigado pela visita Yumi-Chan.♫

Postar um comentário

Obrigado a todos pelos comentários. Estamos sempre buscando a evolução para que possam ter fanzines de qualidade em mãos.
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!