Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Evoluções e Novidades...

      Acho que o objetivo central de todo o desenhista é evoluir, mas de que forma podemos fazer isso? Meu traço muda muito, isso é evolução? Milhares de perguntas se passam por nossas cabeças e estamos sempre confusos a que caminho seguir. - Buscar referências ou evoluir meu próprio estilo?....
     Eu sempre tive uma certeza: Pra evoluir, é necessário treino, e muito! - O meu traço muda muito. Isso sempre me incomodou de certa forma. Percebi que uma história serializada por mim, nunca teria o mesmo traço volumes seguidos. Isso é bom, afinal, se o seu traço não está mudando, significa que você não está atento aos próprios erros, e sem essa observação, impossível haver evolução. Ainda que isso incomode, afinal os personagens ficam diferentes , e isso possa causar estranheza nos leitores, o importante e manter suas características estruturais, assim, por mais que mude seu traço, sempre que alguém olhar seu trabalho, saberá que é seu, pois alí, haverá sua marca. 
      Eu sempre me baseio nas minhas próprias artes quando desenho. Lembro de ter lido uma entrevista com o mestre Masamune Shirow, há muito tempo, nos idos 2000 e alguma coisa, quando ainda estava começando, onde ele dizia passar meses segudidos em sua salinha, só moendo e remoendo seus traços e histórias, se isolando de tudo e todos. Isso é maravilhoso, pois só poderia sair algo genuíno disso.

      No entanto, não nos atemos a nós mesmos. Todo artista precisa do que há por fora pra crescer por dentro, e sem isso não há evolução. Ainda sou a favor do enclausuramento, onde você consome a si mesmo para criar algo novo, mas somos ''fases'' e tudo se transforma. Se hora você quer se trancar e produzir milhares de croquis - que máximo! Mas se depois você pega tudo isso, guarda em uma pasta e nunca mais olha. Sinto muito, mas perdeu tempo valioso da sua vida. Pegue trabalhos antigos, remodele-os e faça coisas novas, se recicle, reveja trabalhos anteriores. Somos mutantes e essa capacidade de reaproveitamento de ideias é o que conta.  

      A primeira ilustração é da personagem Ajora, do amigo Cristiano do blog Águas Cósmicas. Somos amigos de anos e sempre fiz fanart's de seus personagens. A primeira imagem é de 2004 e a segunda de 2009. Houve uma evolução gritante aí, em especial na indumentária, no entanto, a anatomia ainda peca. 

     A segunda é a minha personagem Paty, de Angel's Dimension. A primeira de 2001 e a segunda de 2003. Mais uma vez a evolução veio pelas roupas e a anatomia. O rosto ainda me causava estranheza. No mais, gosto muito de ambos. 
     Estou quase concluindo um projetinho de Love Affair, que terá os primeiros 10 volumes gratuitos. Trata-se de um trabalho simples mas especial, envolvendo esse projeto aqui, no qual tive uma aceitação maravilhosa de todos vocês. Direi os detalhes assim que estiver prontinho. Grande abraço pessoal, e um final de semana maravilhoso.

4 comentários :

Cristiano F.Silva disse...

Grande amigo Taka!!A tendência é essa mesmo com o tempo ficamos mais rápido e nosso traço muda a cada ano.Acompanhando aqui vejo uma grande mudança pra melhor no seu traço.
Continue assim que está a ir pelo caminho certo.
Abraço.
CFS.

Takamura disse...

Eu espero que esteja mesmo Cris, e meu traço muda muito, mas sinto muito isso, por não desenhar com a frequência que gostaria.
Grande abraço e obrigado!

Matsa disse...

Adoro ver evoluções! Acho que é normal e faz parte da evolução a mudança do traço. Acho super interessante ver como o artista muda, não só os desenhistas, muitos cantores mudam com o tempo o seu modo de fazer música, é uma evolução. Apesar de alguns não gostarem do novo estilo, outras pessoas gostam. Às vezes agrada aos dois. O meu caso também é muito parecido com o seu! Sempre mudo o traço haha! Seria mesmo legal redesenhar LA, ou pelo menos fazer um capítulo extra, algo assim com o novo traço. Mas ilustrações novas pra mim está de bom tamanho também haha. Esperando ansiosamente o lançamento ^--^. Quero muito compraar!!
P.S.: Enviou algum outro comentário além desse? Porque se tiver e for igual a de outro post exclua ele por favor, o blogspot está meio doido haha

Takamura disse...

Obrigado pelo comentário Matsa-kun.
Com certeza Love Affair ainda tem muito fôlego. Cada vez que revejo a história eu olho e penso:-Caramba, dá pra falar sobre isso, ou:-Pôxa, eu deveria ter mostrado aquilo.

Postar um comentário

Obrigado a todos pelos comentários. Estamos sempre buscando a evolução para que possam ter fanzines de qualidade em mãos.
PS: Não aceitamos comentários Anônimos. Grato por se identificar!